drama, Literatura Brasileira, romance, Uncategorized

A Borboleta, o Sonho e o Corvo


angie lester (97)Sinopse:
“A narrativa de três personagens se entrecruzam em A borboleta, o sonho e o corvo, novo romance de Andreia Fernandes. Santiago, um advogado em crise existencial, tem a visão de um crime que aconteceria dentro do metrô. O episódio se deu quando ele estava no meio da rua. De repente, tudo escurece, a visão se manifesta e uma borboleta voa em meio ao breu. Ele pensa que enlouqueceu. Alguns dias se passam e o incidente aparece estampado nos jornais. Outras visões acontecem. Sempre da mesma forma. A escuridão, a visão, a borboleta. E os crimes, semanas depois. Outra coisa estranha lhe acontece: passa a se lembrar com frequência de uma antiga paixão que nunca esquecera totalmente. Teresa volta ao Brasil para enfrentar seu passado. Há anos, descobriu que os atestados de óbitos dos pais eram falsos. Eles desapareceram durante a ditadura e ela tentou encontrar seus corpos. Diante de ameaças, abandonou tudo, inclusive uma grande paixão e foi morar no exterior. Agora, resolve resgatar a sua história. Mas volta a sonhar com um corvo que a persegue. Dr. Rogério é médico. Trabalhou no IML do Rio nos fins dos anos 60. Por acaso, teve um affaire com Teresa, assim que ela voltou ao Brasil. Ao descobrir sua identidade, não quer que o passado seja revelado. O romance se desenrola acompanhando esses personagens. Embora nunca se encontrem, eles vão se engendrando numa mesma trama. Santiago questiona a própria lucidez, mas segue obcecado por suas visões e tenta impedir que as mortes se concretizem. Teresa, na busca pelos corpos dos pais, enfrenta seu passado sem perceber o perigo que a espreita. E Dr. Rogério persegue aqueles que julga serem seus algozes.”

border-159926_960_720

Idade de leitura indicada: +16

Resenha:

Um livro com muitos detalhes dos acontecimentos, mas me prendeu devido a proposta de suspense e mistério. A escrita é bem diferenciada com um toque dramático e poético em cada acontecimento. Não sou muito fã de enredos com tons poéticos e com detalhes nas entrelinhas. Mas me surpreendi ao perceber que estava envolvida logo nos primeiros capítulos.

Há três personagens de destaque na leitura: Santiago, um advogado que tem tido premonições e, junto dessas visões, costuma aparecer uma borboleta azul; Teresa, que tem um sonho assustador com um corvo; e, por fim, Rogério que é médico e já teve um caso com Teresa. A trama se desenvolve de forma que o destino dos três está ligado por uma linha tênue.

“Quem nunca enfrentou batalhas terríveis não mede as consequências de seus ódios.”

A narrativa se conduz, na maior parte, em terceira pessoa mostrando os três personagens, cada um com uma personalidade distinta, não tornando a leitura confusa. Encontrei equilíbrio entre os devaneios do passado e do presente, isso fez eu acabar gostando dos momentos em que deixam os pensamentos tomarem conta das páginas do livro.

Não é uma leitura rápida, é para ser lido com calma e sem pressa, para não perder nenhum detalhe da trama. O curioso é que, o tom dramático dado à leitura, me fez imaginar as cenas em preto e branco, não como se a história fosse antiga, mas como uma memória sendo contada! Porém, confesso ter achado que iria me surpreender mais com o final. Na minha opinião ficou muito nas entrelinhas, abrindo possibilidade para mais de uma interpretação.

“Sempre com um livro debaixo do braço, na esperança de colocar em dia suas leituras.”

Captura de Tela 2018-09-23 às 18.40.27

#publi

2 comentários em “A Borboleta, o Sonho e o Corvo”

Deixe um comentário